3 dicas de arrumação de prateleiras de supermercados para atrair mais clientes

 

Existem inúmeras estratégias para um negócio que atua no setor alimentício atrair mais clientes e vender mais. Uma das principais, e que talvez seja negligenciada por muitos empreendedores, é a arrumação de prateleiras de supermercados. Isso é um grande erro, visto que o público é muito influenciado tanto pela organização quanto pelo posicionamento dos produtos dentro de uma loja.

Neste post, apresentamos a importância de uma boa arrumação de prateleiras de supermercado para atrair mais clientes e as 3 principais dicas para deixar seu estabelecimento ainda mais atrativo. Continue a leitura e confira!

Qual a importância de uma boa arrumação de prateleiras de supermercado?

Quando um supermercado de sucesso organiza suas prateleiras da maneira correta, isso significa que ele expõe as mercadorias de maneira atrativa, convidando o cliente às compras complementares, otimizando a utilização do espaço e aprimorando a gestão de estoque. Por meio das técnicas adequadas de arrumação, o lucro pode ser ainda maior.

Quais são as 3 dicas mais efetivas de arrumação de prateleiras de supermercado?

Ao organizar as gôndolas de um mercado, antes de mais nada, tenha o cuidado para que isso não seja aleatório. Afinal, os produtos não devem ser postos em algum lugar sem nenhum sentido. O pensamento correto ao arrumar as prateleiras é: tudo o que está em determinado lugar está por alguma razão.

1. Identifique os pontos de maior circulação

Todo supermercado apresenta uma área em que a circulação de pessoas é maior — conhecida como ponto quente —, e os pontos frios, áreas em que o fluxo de clientes é menor. Essa dica trata-se de uma informação muito estratégica, que vale o tempo consumido com a observação.

Ao identificar o espaço de maior circulação, é possível direcionar os itens com maior lucratividade para ele. Por outro lado, você pode ter ainda mais visão estratégica e estimular a compra de mercadorias com baixa saída colocando-as nesses locais.

O principal aqui é ter o conhecimento sobre esses espaços e aproveitá-los da maneira que melhor atenda às suas demandas.

2. Separe os alimentos em seções

Como dissemos, não cometa o erro de colocar os produtos de maneira aleatória, ajeitando os derivados de leite junto aos produtos veganos, por exemplo. Isso não faz o menor sentido. Separe, portanto, os alimentos por seções. Além disso, uma boa dica é deixar, em cada corredor, uma plaquinha informando o que as pessoas encontrarão por ali.

3. Tenha estratégia na organização dos níveis das prateleiras

Cada produto tem um grau de relevância menor ou maior para o consumidor, e você deve saber identificar muito bem esse aspecto a fim de atrair mais clientes e melhorar as vendas. Acompanhe mais detalhes na sequência!

Acima da cabeça 

Nesse nível, procure colocar produtos que todo supermercado deve oferecer, mas que não têm um grande volume de vendas.

Altura dos olhos

Esse é um nível de bastante destaque e, assim sendo, procure reservá-lo aos itens que têm maior giro e lucratividade. Pelo mesmo motivo, disponibilize, nesses espaços, mercadorias que os consumidores levam quase que por impulso, como os doces.

Linha da cintura

Da mesma forma, em função do campo de visão mais apropriado, o ideal é que esse espaço seja reservado aos produtos que apresentam boa saída.

Abaixo da cintura

Reserve essas prateleiras para os itens com boa rotatividade e também para aqueles com o preço mais em conta.

No chão

No nível dos pés das pessoas, devem ser organizados os itens mais pesados, com o intuito de reduzir o risco de acidentes e evitar perdas durante o deslocamento.

Ter atenção à arrumação de prateleiras de supermercados pode até ser um desafio, mas não se trata de uma tarefa impossível. Afinal, quem empreende nessa área deve cuidar de perto de tudo o que influencia a atração de novos clientes e sua rentabilidade. Nesse sentido, certamente a disposição da mercadoria nas prateleiras é um fator muito importante.

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