Veja 4 benefícios do vegetarianismo para as pessoas e o planeta

 

O vegetarianismo está em crescimento no Brasil. Em uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência com 2000 pessoas, 14% concordaram total ou parcialmente em se declararem vegetarianas. Em pouco mais de 5 anos, o total de adeptos praticamente dobrou.

Na mesma pesquisa, 55% dos entrevistados concordaram total ou parcialmente que consumiriam de um cardápio vegano se os produtos estivessem indicados que são veganos na embalagem. Em parte, isso tem a ver com os benefícios do vegetarianismo.

Esses dados mostram que a população ganhou consciência sobre essa tendência de consumo alimentar e tem cada vez mais interesse em fazer escolhas saudáveis e inteligentes. O melhor é que há diversos benefícios do vegetarianismo tanto para quem segue esse estilo de vida quanto para o planeta. Na sequência, vamos mostrar quatro grandes vantagens dessa proposta. Quer ver? Então, confira!

1. Reduz os níveis de colesterol

O colesterol alto é um agravante para a saúde, afinal pode desencadear problemas cardíacos. Dentre diversos fatores, essa alteração no sangue é causada pela alta ingestão de gordura e açúcar. Com isso, a gordura pode se acumular nas artérias e formar placas, que impedem a passagem do sangue até o coração.

A alimentação vegetariana é livre de todo tipo de gordura animal e colesterol, logo há uma proteção extra a esse órgão. Além disso, o cardápio é rico em legumes, verduras, frutas e grãos, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim. Também há a presença de agentes antioxidantes, que atuam para impedir a formação das placas de gordura.

2. Diminui o desperdício e a poluição da água

Outro ponto entre os vários benefícios do vegetarianismo é o fato de evitar o desperdício e a poluição da água. Dá para imaginar que são necessários mais de 15 mil litros d'água para produzir 1 kg de carne bovina? Para se ter uma ideia, é preciso usar menos de 350 litros de água para produzir 1 kg de vegetais.

As fazendas de carne animal também são responsáveis por descarregar poluentes na água por meio de fertilizantes, excrementos e outros componentes químicos. Isso prejudica a vida do ecossistema local, além de tornar a água imprópria para consumo. Economizar e cuidar da água são questões prioritárias para o bem de toda a população. Portanto, reavaliar o consumo de alimentos convencionais é essencial.

3. Protege o meio ambiente

Por falar na natureza, a proteção dos recursos é outro ponto positivo. A indústria pecuarista supera a do transporte na emissão de gases do efeito estufa, sendo responsável por 15% do total. Esse efeito é o causador do aumento das temperaturas, o que causa o aquecimento global.

Ainda há a questão que diversas áreas são desmatadas para abrigar campos de pasto e produzir ração para a indústria pecuária. Logo, várias espécies são comprometidas, já que seus habitats são destruídos.

A crueldade animal também é preocupante, afinal eles são explorados e mortos diariamente para movimentar o grande consumo de carne. Ao adotar um estilo de vida ligado ao meio ambiente, há uma chance de proteger o planeta, ajudando a garantir que os animais tenham direito à liberdade e que a natureza seja preservada.

4. Melhora a qualidade de vida

Com tantos benefícios do vegetarianismo, é certo dizer que quem escolhe esse estilo de se alimentar tem uma melhora na qualidade de vida. Além de saber que o meio ambiente é preservado, a alimentação se torna uma prática consciente e sem culpa.

Há uma expansão do paladar, com novas possibilidades de sabores e a descoberta de quais alimentos tornam o prato mais completo. O cardápio saudável ainda garante energia para o cotidiano e uma vida mais leve. Para melhorar, adotar essa filosofia faz com que você se junte a um grupo que tem as mesmas preocupações e visões de mundo.

Há inúmeros benefícios do vegetarianismo para o planeta e para a saúde. Ao adotar essa prática, você terá um novo estilo de vida e mais empatia pelo meio ambiente. Com a eliminação do consumo de carne, é fundamental variar o cardápio a fim de ingerir a quantidade ideal de nutrientes necessários.

Quer ter acesso a nosso conteúdo em primeira mão? Então, assine nossa newsletter e receba as atualizações em sua caixa de entrada!

Onde Encontrar