8 dicas para você fazer seu hambúrguer vegano em casa!

 

Há quem pense que veganos vivem só de saladas e frutas, mas essa ideia de que o cardápio vegano é sem graça porque “não tem sabor” está ultrapassada. Os muitos restaurantes destinados a esse público estão aí para provar que isso não é verdade.

Aliás, outros estabelecimentos também já estão demonstrando atenção nesse nicho, incluindo diversas opções interessantes em seus menus — e uma delas é o hambúrguer vegano. Mas, se você não pode ir a um restaurante desses, não há problema! É totalmente possível preparar essa delícia no conforto da sua casa.

E se você não é vegano, mas tem curiosidade em saber como se prepara esse hambúrguer, este texto também pode ser útil para você. Quem sabe, você não sinta vontade de experimentar novos sabores? Ainda mais quando falamos de receitas tão práticas, e o melhor de tudo: deliciosas e saudáveis.

Então, continue lendo e veja como montar um hambúrguer vegano!

Como montar um hambúrguer vegano em casa

Antes de colocar a mão na massa, separamos algumas dicas que você deve ter em mente.

1. Escolha a base do hambúrguer

O seu hambúrguer vegano será feito do quê? Lentilha? Beterraba? Grão-de-bico? Caso não queira começar por nenhuma dessas opções, você ainda pode optar por um hambúrguer vegetal pronto.

Em geral, eles são feitos de uma mistura de vegetais hiperproteicos — como a ervilha, por exemplo — em alguns condimentos 100% naturais, como alho e cebola. Por conta disso, podemos afirmar que ele é totalmente natural, já que é desenvolvido somente com ingredientes vegetais.

2. Use farinhas para dar liga

O segundo fator a ser pensado para você preparar o seu prato é a textura. Então, se você não for mesmo comprar um hambúrguer vegano que já vem pronto, será importante usar farinhas para dar liga à sua massa.

Esse passo é muito importante porque, sem algo que mantenha os vegetais juntos, o seu hambúrguer se desmanchará com facilidade ao ser exposto ao calor. Algumas opções para isso são a farinha de aveia e a farinha de arroz.

3. Frite em óleo saudável

Chegamos à parte em que você precisa fritar o seu hambúrguer. E aí, qual óleo usar? De antemão, já adiantamos: nada de fazê-lo em uma fritura que já está velha!

A reutilização de um óleo que já foi usado muitas vezes aumenta a formação da acroleína, uma substância que eleva o risco de doenças como câncer e da irritação do intestino. Portanto, aposte em opções de óleos saudáveis, e que ainda não foram utilizados. Algumas alternativas são:

  • girassol;
  • coco;
  • canola.

4. Capriche nos temperos naturais

Se um hambúrguer feito de carne (que já obtém sabor por conta da gordura) precisa de tempero, imagina um hambúrguer vegano! Então, para acabar de vez com a história de que comida vegana não tem gosto, não se esqueça de caprichar no tempero dessa receita.

Salsa, alho, pimenta, cebola, páprica, azeite… Você pode utilizar todos esses e muito mais! Escolha os que você mais gosta, mas não esqueça: enquanto estiver preparando, sempre experimente o hambúrguer para saber se o gosto está bom para você e os demais, caso haja convidados.

5. Queijo vegano para complementar

Um hambúrguer sem queijo não é um hambúrguer, certo? Então, utilize o queijo vegano para complementar o seu prato! Além de trazer ainda mais sabor, ele é garantia de que você estará usando um produto livre de sofrimento animal.

Essa é a opção essencial tanto para os adeptos do veganismo quanto para aquelas pessoas que têm intolerância à lactose ou que buscam uma alimentação mais balanceada.

6. Não utilize apenas vegetais crus

O problema de utilizar apenas vegetais crus é que alguns deles (como abobrinha, berinjela, cogumelo, entre outros) têm muita água, e podem deixar a sua receita com a consistência muito mole. Então, para evitar que isso ocorra, cozinhe-os para que liberem essa água antes de se misturarem ao hambúrguer.

7. Cozinhe bem os grãos

Grãos integrais também podem ajudar o seu hambúrguer vegano a ter uma boa textura, mas, se não forem cozidos, podem acabar ficando crocantes demais. A dica, então, é: cozinhe-os em água e espere-os esfriar antes de misturá-los com os outros ingredientes.

8. Tenha cuidado com os ingredientes líquidos

Esta dica é muito parecida com a dos vegetais que soltam água. Isso não significa que você deve rejeitar os molhos, como azeite e vinagre, mas sim que é preciso ter cuidado na hora de montar o seu prato. Se ele ficar muito encharcado, por exemplo, o seu hambúrguer vegano pode desmontar completamente.

Algumas opções de hambúrguer vegano

Por fim, agora que você já sabe como fazer o hambúrguer, confira algumas opções que separamos como possibilidade para você variar em uma nutrição vegana!

  • hambúrguer vegano de beringela — esse é bem simples e fácil de fazer, além de ficar uma delícia! Você vai precisar recortar uma fatia grossa do vegetal, levá-lo ao forno com azeite e temperos a gosto. Em seguida, é só servir;
  • hambúrguer vegano de cenoura — você consegue prepará-lo em 10 minutos, tanto na frigideira como em um grill. Para isso, além de ralar a cenoura, use como base um arroz cozido. Coloque sal e tempero a gosto para deixar o hambúrguer ainda mais saboroso;
  • hambúrguer vegano de beterraba — a beterraba é um vegetal rico em ferro e vitaminas, e fica uma delícia quando é feita como hambúrguer. O arroz, novamente, será a base dessa receita, para ajudar você a modelá-la. Use e abuse dos temperos.

Esses são só alguns exemplos, pois existem diversas alternativas de alimentos para você fazer o seu hambúrguer vegano, como grão-de-bico, feijão com beterraba, batata-doce com quinoa — além, é claro, da soja. Então, basta escolher o seu preferido e colocar a mão na massa! Temos certeza de que você vai preparar pratos deliciosos.

E aí, gostou do nosso texto? Então, que tal compartilhá-lo agora nas suas redes sociais? Assim, você mostra aos seus amigos que, além de delicioso, um hambúrguer vegano é bem fácil de se preparar!

Onde Encontrar