Aprenda a montar uma lancheira saudável com estes 6 passos

 

Normalmente, é muito mais fácil manter opções saudáveis nas principais refeições, como almoço e janta, não é mesmo? Mas e na hora do lanche? Como montar uma lancheira saudável? 

Bolachas, bisnagas, salgadinhos e sucos de caixinha são os itens mais comuns na alimentação de adultos e crianças, principalmente se for no lanche da tarde. O grande problema, porém, é que o uso excessivo desses alimentos pode trazer riscos à saúde: obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

Então, como fazer uma alimentação mais balanceada? Como montar um cardápio mais saudável? E como também incentivar as crianças a terem uma boa alimentação? É possível montar um cardápio para a semana inteira sem restrições e de forma saudável?

Para responder a essas perguntas, montamos um passo a passo de como você pode ter uma lancheira saudável para o seu dia a dia. Confira!

1. Monte cardápios semanais

Essa é a nossa primeira dica. Planejar com antecedência as comidas que farão parte de uma lancheira saudável é fundamental. E se você tem uma criança, melhor ainda! Acredite: manter uma programação é a melhor alternativa de oferecer alimentos muito mais nutritivos.

Para montar uma lancheira saudável, você vai precisar colocar sua criatividade para trabalhar. Por exemplo, na primeira semana, inclua um carboidrato (pão integral ou cereal), seguido de uma fruta e uma bebida. Varie as opções ao longo da semana. Desse modo, não fica repetitivo e você não enjoa.

Se estiver preparando um cardápio infantil, chame a criança para ajudar a montar. Isso pode incentivá-la a comer o alimento com mais prazer. Pergunte qual fruta ela quer naquele dia, qual suco quer tomar etc. Mas, é claro, tudo dentro das opções disponíveis.

2. Capriche na montagem divertida dos lanches

A dica número dois é especialmente para os pequenos: use forminhas, cortadores, palitos, entre outros. Isso vai chamar a atenção deles.

A orientação aqui é para fugir do óbvio. E isso também se aplica mesmo que você não tenha um pequeno, tá bom?

3. Dê preferência a alimentos coloridos

Seja um adulto, seja uma criança, é inevitável: todo mundo come com os olhos antes de saborear uma comida. Por isso, dê preferência para os alimentos coloridos.

Ter diversos alimentos coloridos garante uma boa variedade de nutrientes, além de assegurar que as necessidades do seu organismo estão sendo atendidas. Assim sendo, faça uma lancheira que contenha alimentos como verduras, grãos, frutas etc. O importante é ter cor no pote!

4. Escolha snacks saudáveis

Sabemos que para ter uma boa alimentação saudável é necessário resistir aos doces quando bate aquela fome ao longo do dia. Por isso, saber escolher snacks saudáveis pode ser uma ótima alternativa para driblar essa vontade.

A Vida Veg tem iogurtes e leites veganos que você pode introduzir na alimentação. Você pode, por exemplo, usar um dos nossos iogurtes para comer junto com frutas, granolas e castanhas de caju ou, então, utilizar o leite para aplicar em alguma receita de alimentos do cardápio vegano.

5. Fique de olho no equilíbrio da dieta

Muitas pessoas alegam que o dia é muito corrido e precisam de praticidade. Por isso, acabam escolhendo produtos industrializados. Nesse caso, você pode apostar nos petiscos. Há diversos no mercado, mas alguns deles são: mix de castanhas, frutas desidratadas e ainda cereais sem açúcar.

Além de serem práticos, são muito nutritivos e seu armazenamento é fácil: basta mantê-los em saquinhos ou potes e já podem ser consumidos sempre que aquela vontade de comer alguma coisa bater.

6. Aposte nas frutas

Além dos petiscos, que tal apostar nas frutas? Dê preferência para aquelas que são da estação, pois são as mais frescas e, na maioria das vezes, têm o preço mais em conta. Você também pode diversificar o uso das frutas fazendo doces saudáveis. Vale até mesmo um bolo de banana ou de laranja.

Agora que já sabe como montar uma lancheira saudável, vale a pena colocar em prática esse passo a passo. Temos certeza que, com o passar do tempo, você sentirá uma diferença enorme!

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar por dentro de dicas como essas? Então, nos siga nas redes sociais para acompanhar as novidades. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube.

Outros conteúdos Vida Veg:

Onde Encontrar