Nutrição vegana e saúde: alimentação como prevenção de doenças

 

Quem é vegetariano ou vegano já ouviu inúmeras vezes fazerem questionamentos quanto aos nutrientes ingeridos. Devido a falta de informação, muitas pessoas ficam presas ao mito de que, somente uma alimentação à base de carnes e derivados de produtos de origem animal é que pode suprir a necessidade nutricional do corpo. Como disse, isso é um mito.  A nutrição vegana é capaz de fornecer ao organismo tudo que ele precisa, basta seguir uma alimentação equilibrada, rica em grãos, legumes, verduras, frutas e oleaginosas.  

Um estudo realizado pela Universidade de Loma Linda, nos EUA, encomendado pelo Instituto Nacional do Câncer, apontou que a alimentação vegana é capaz de prevenir e até auxiliar na luta contra o câncer. O estudo foi intitulado “Vegetarian Diet and The Incidence of Cancer in a Low-Risk Population” (Dietas Vegetarianas e a Incidência de Câncer em uma População de Baixo Risco) e avaliou cerca de 70 mil pessoas. Veja o estudo completo aqui. 

De acordo com o Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos, da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB, as dietas vegetarianas, quando bem planejadas, como todas as dietas devem ser, promovem crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em todos os ciclos da vida, inclusive por atletas, por mulheres grávidas, crianças e idosos. Uma alimentação à base de vegetais  trazem resultados benéficos na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Isso inclui 31% de redução no risco de cardiopatias, 88% menos chance de desenvolver câncer no intestino grosso e 54% menos chance de desenvolver câncer de próstata, 50% menos chances de ter diabetes, além da redução da obesidade, doenças da vesícula biliar e hipertensão. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o Guia aqui. 

Dieta à base de vegetais e os benefícios à saúde

São muitos os benefícios à saúde propiciados pela nutrição vegana. Alguns deles, são relatados com frequência por quem passou recentemente pelo processo de transição: mais disposição durante o dia e menos fadiga após o almoço, melhora no raciocínio, sensação de um corpo mais leve e, muitas pessoas relatam inclusive mudanças no cheiro da transpiração. Esses são relatos pessoais. Agora, falando em benefícios que foram comprovados pela ciência, podemos destacar:

  • Veganismo como prevenção de doenças cardiovasculares

Os níveis de colesterol são menores no grupo de vegetarianos. A adoção de uma dieta à base de vegetais por longo período contribui para o menor espessamento da camada interior das carótidas com o envelhecimento.

  • Veganismo como prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica

Ainda segundo  o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para adultos, vegetarianos estritos apresentam as menores taxas de pressão arterial. A nutrição vegana é utilizada, inclusive, para diminuir a pressão das artérias de pacientes que sofrem com o mal crônico da hipertensão. De acordo com estudo de meta-análise publicado pela Jama Internal Medicine e conduzido por Yoko Yokoyama, do Centro Nacional Cardiovascular e Cerebral dos Estados Unidos, as modificações dietéticas têm demonstrado eficiência em prevenir e gerir a hipertensão. Veja mais sobre esse assunto aqui.

  • Veganismo como prevenção de diabetes do tipo 2

Um estudo conduzido pelo Physicians Committee for Responsible Medicine nos EUA, apontou que uma alimentação sem produtos de origem animal, pode prevenir o desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Isso porque, a dieta vegetariana aumenta a sensibilidade à insulina, considerada o fator determinante para a doença, potencialmente fatal, e melhora a função das células-beta pancreáticas, que armazenam e liberam insulina, além de ajudar na perda de peso. Veja mais sobre esse assunto aqui.

...

Não foi constatado aumento de doenças em grupos de pessoas com uma alimentação à base de vegetais. A nutrição vegana é muito ampla e diversificada. Aqui em blog Vida Veg postamos várias dicas e receitas para quem quer ter uma alimentação gostosa e saudável.

Caso você esteja em processo de transição, escrevemos um artigo super bacana com 5 substitutos da carne para você incluir no seu cardápio  e o post 5 dicas essenciais para uma alimentação vegana saudável. Esses dois artigos vão te auxiliar muito nesse processo de adaptação à nutrição vegana.

Caso você esteja pensando que a alimentação vegana é só folhas, se enganou. O Vida Veg tem uma linha completa com leites vegetais, iogurtes vegetais, requeijões, queijos, shakes proteicos e até sorvetes. Tudo 100% vegetal, certificação pela SVB. Conheça toda linha de produtos aqui.
 
Onde Encontrar