O que é um produto 100% vegano?

 


O veganismo começou no ramo alimentício e no vestuário, mas tem se estendido cada vez mais a outros ramos que tem se importado bastante com a crueldade animal.

Qualquer tipo de sofrimento causado aos animais é abominado pelos adeptos ao veganismo.

Da mesma forma, cosméticos e entretenimento que utilizem algum tipo de animal também não agradam aos veganos e ficam fora da lista deles de todas as maneiras.

Mas, você já parou para pensar no que é um produto 100% vegano?

Neste artigo abordaremos os produtos veganos e sua diferença de produtos naturais, cruelty free e orgânicos.

Ficou curioso?

Então continue lendo para descobrir o que faz de um produto realmente vegano.

Que tipos de produtos podem ser veganos?

Existe uma grande lista de produtos veganos que vão desde alimentos até cosméticos, roupas, sapatos e produtos de limpeza.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Atualmente, muitas pessoas se preocupam com o bem-estar dos animais e buscam consumir apenas produtos que não os maltrate de maneira alguma.

Sendo assim, você pode encontrar por aí os mais diversos produtos veganos nos mais variados tipos de produtos que você consome diariamente.

Os produtos mais comuns são do ramo alimentício e de vestuário - como roupas e sapatos -, mas ainda existem cosméticos e até mesmo produtos de limpeza que seguem os padrões do veganismo.

Vale a pena lembrar que, para encontrar estes produtos veganos você precisa estar atento a embalagem e cada componente presente no rótulo.

Geralmente, componentes com nomes muito complicados são ruins para o corpo e, quanto menos ingredientes, mais o produto tem chances de ser saudável.

Especialmente porque, conhecendo os nomes, você sabe o que está realmente usando e não é algo cheio de compostos desnecessários e desconhecidos que poderão prejudicar você e o meio ambiente.

O que um produto precisa ter para ser 100% vegano?

Engana-se quem acredita que os produtos veganos são sinônimo de produtos naturais ou orgânicos, alguns deles são, mas não é uma regra válida para todos.

Na verdade, o produto vegano precisa passar por alguns critérios para que sejam realmente considerados veganos.

Quando você olha a fórmula que compõe o produto e não encontra ingredientes de origem animal, ele tem boas chances de ser considerado vegano, mas precisa também não pode ser testado em animais!

Já os produtos cruelty free, apesar de não serem testados em animais, podem conter matérias-primas de origem animal.

Especialmente em cosméticos cruelty free podem ser usados alguns tipos de matérias-primas que contam com cera de abelha, lanolina ou mel.

Outros componentes que são de origem animal, são: mel, colágeno natural - que é tirado da pele e cartilagem de animais - lanolina, cera de abelha e alguns tipos de glicerina, por exemplo.

Presente também no ramo dos acessórios, produtos de limpeza, roupas e sapatos, os produtos veganos são basicamente feitos de ingredientes naturais.

E, obviamente, estes ingredientes não podem ter origem animal de forma alguma para que sejam considerados veganos.

Afinal, o veganismo é uma forma de cuidar do mundo, dos animais e dos efeitos causados pelo consumo desenfreado de uma maneira mais simples e fácil.

O que é produto natural e orgânico?

Os produtos naturais são feitos a partir de matérias-primas naturais, logo não prejudicam a saúde das pessoas que fazem uso nem o meio ambiente.

Por fim, os produtos orgânicos também usam componentes naturais em sua composição, mas contam com um critério a mais: todos os ingredientes precisam ser produzidos organicamente, isto é, qualquer ingrediente usado não deve possuir agrotóxicos ou qualquer outro tipo de químico sintético.

Existem alternativas aos testes em animais?

Uma vez que a tecnologia tem evoluído cada vez mais, é possível criar pele humana em laboratórios para realizar os testes dermatológicos.

E, obviamente, faz muito mais sentido testar produtos em uma pele humana - ainda que feita em laboratório - do que em um animal que nem vai usar o produto depois.

A pele é feita a partir de células chamadas Queratinócitos e, quando multiplicadas, formam uma camada espessa.

Essa camada é mergulhada em um líquido nutritivo para simular o sangue humano, para que os testes sejam feitos na pele e não em animais.

Outra forma de fazer os testes também é optar por voluntários humanos que desejam se submeter ao processo de testagem.

Ou ainda, a testagem in vitro que é realizada em laboratórios e não maltrata animais para este tipo de testes.

Na hora de adquirir um produto, se você quiser ter certeza de que ele é cruelty free, vegano ou que tem selos pode pesquisar em sites.

E conte com a Vida Veg, produtos 100% veganos. Entre aqui e veja onde nos encontrar.

 
Onde Encontrar