Plant Based: Tendência alimentar 2020 – Como a mudança alimentar pode afetar o seu negócio.

Para começo de conversa, você sabe o que é plant based?

A plant based diet é um novo conceito de alimentação que vem trazendo mudanças significativas no mercado alimentício. Uma das motivações foi o aumento da preocupação da população com relação à saúde, tendo iniciado através de trabalhos e estudos que indicam a correlação entre a ingestão excessiva da proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, autoimunes e até câncer.

Traduzindo ao pé da letra, Plant Based Diet, significa “dieta à base de plantas”. Semelhante ao veganismo, essa dieta exclui qualquer tipo de alimento de origem animal, tendo os vegetais como base em sua alimentação.  A diferença é que, no plant based o foco é exclusivo na saúde e alimentação, enquanto que, no veganismo o foco é um novo estilo de vida, tendo como motivadores a ética animal, ambiental e saúde.
O plant based é baseado em uma dieta a base de vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada e minimamente processada.

Plant Based Diet: Oportunidade de negócio.

O crescimento na procura por alimentos mais saudáveis  impulsionou um novo mercado. As pessoas estão mais seletivas e dando preferência ao comércio com um posicionamento de consciência ambiental e ética animal.
De acordo com um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor Internacional publicado em fevereiro de 2017, no ano de 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, colocando o Brasil na quinta posição no ranking dos gigantes desse setor. A categoria de orgânicos foi a que teve o maior avanço, atingindo 18,5% de crescimento.

O setor de alimentação saudável movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quinto maior mercado do mundo.

Com a mudança nos hábitos de consumo da população, é importante que o comércio acompanhe e ofereça maiores condições para que os clientes alcancem seus objetivos e deem preferência ao seu estabelecimento.

O relatório Brasil Food Trends 2020, enumerou uma lista de características que os consumidores valorizam nos produtos, tendo como foco saúde e bem estar. Os pontos apresentados são ótimos insights de oportunidade de negócios para quem já está ou pretende ingressar no segmento de alimentação saudável e plant based. Veja:

  • Produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
  • Produtos benéficos à saúde cardiovascular;
  • Produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
  • Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
  • Com aditivos e ingredientes naturais;
  • Funcionais (com valor nutritivo agregado);
  • Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras (better-for-you);
  • Fortificados;
  • Diet/light;
  • Orgânicos;
  • Energéticos;
  • Para esportistas;
  • Minimamente processados;
  • Vegetais (frutas, legumes, verduras, hortaliças, flores e plantas medicinais);
  • Com propriedades cosméticas;
  • Com selos de qualidade de sociedades médicas.

Dentro do relatório Brasil Food Trends 2020, foi apresentada uma pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope. A pesquisa apontou algumas tendências de consumo. conheça:

  • 34% das pessoas entrevistadas apontam conveniência e praticidade como fatores mais importantes;
  • 23% apontam confiabilidade e praticidade como fatores mais importantes;
  • 23% apontam sensoridade e prazer;
  • 21% apontam saudabilidade, bem estar, sustentabilidade e ética.

O mercado plant based está em crescimento exponencial. Ao mesmo tempo, devido ao estilo de vida acelerado, a população necessita de produtos prontos para consumo ou que sejam de fácil preparação. É um ótimo momento para as empresas se dedicarem neste nicho de atuação, que se consolida também como forte tendência para os próximos anos.


Produtos Vida Veg – Alimentos 100% vegetais.

Após ampla dedicação em pesquisa e desenvolvimento de iogurtes vegetais alinhado com o que o consumidor brasileiro deseja, a Vida Veg lançou em dezembro de 2015 sua primeira linha de produtos com iogurtes 100% vegetais (inovação no mercado brasileiro), que são feitos a base de leite de coco.
Com o sucesso dos iogurtes e o crescimento da demanda nesse mercado, em 2016 a Vida Veg acrescentou a linha de queijos veganos feitos a base de castanha de caju em seu portfólio.

Por serem veganos, nossa linha de iogurtes e queijos traz os diferenciais de serem feitos a base de coco, amêndoa,soja e castanha de caju, trazendo os benefícios para a saúde que esses ingredientes proporcionam.

Já no ano de 2017 lançamos o RequeVeg feito a base de mandioca com proteína de ervilha em 3 versões de sabores – tradicional, ervas finas e cheddar, os leites vegetais nas versões coco e amêndoas e os shakes proteicos sabor cacau, produzidos com 10 gramas de proteína de ervilha em 250ml.
No ano de 2019 a Vida Veg inovou mais uma vez com o primeiro iogurte grego vegano do Brasil, a base de creme de coco. E em 2020 lançamos os leites frescos de coco, amêndoas e castanha de caju, além do VegProtein, iogurte com 14g de proteína vegetal em 250ml de leite de coco.

Gostaria de saber como ser um parceiro Vida Veg?

Entre em contato agora mesmo aqui.

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