Como atrair novos clientes para supermercados? Confira neste post!

 
Para um negócio sobreviver e continuar gerando lucro, é muito importante que o gestor esteja sempre antenado em formas de manter-se competitivo no mercado. Uma das maneiras de fazer o empreendimento crescer é buscando atrair novos clientes para os supermercados.

Entre as razões para a falta de sucesso das empresas está a ausência de inovação, a baixa negociação de prazos com fornecedores e o pouco planejamento, além de problemas na gestão. Deixar de ter atenção a esses pontos pode prejudicar — e muito — o crescimento do negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber como atrair novos clientes para o supermercado. Confira!

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para aumentar o poder de persuadir os clientes. Se muitas famílias frequentam o supermercado, é uma boa opção colocar os produtos destinados às crianças (como biscoitos e salgadinhos) em prateleiras mais baixas. Distribuir os itens mais caros nas estantes mais visíveis e chamativas também é uma dica clássica para quem deseja aumentar o lucro. Isso faz com que o consumidor encontre o que procura com muito mais facilidade.

Aposte em divulgação nas redes sociais

Fazer um uso inteligente do site e das redes sociais também é crucial para gerar mais oportunidades de venda. Utilize esses canais para divulgar as ofertas do dia e da semana e invista em artes atraentes e cheias de imagens para despertar o interesse dos consumidores. Trabalhe os anúncios com foco no público local e procure levar o nome do seu supermercado para pessoas que ainda não o conhecem. Use as redes sociais para tirar dúvidas e oferecer ao cliente a informação que ele procura.

Ofereça produtos diferenciados

Tente buscar novos nichos do mercado ao escolher os produtos que vai vender. Hoje em dia, é muito importante pensar no público vegetariano e vegano e nas pessoas com restrições alimentares. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, 14% da população se declara vegetariana. O número representa um aumento de 75% em relação a 2012, e tende a crescer ainda mais com a busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética.

Destaque-se da concorrência

Ao escolher o local de compras, o consumidor avalia as vantagens que cada supermercado oferece. Para aumentar o número de clientes, é preciso proporcionar benefícios que os seus concorrentes não têm. Para isso, é necessário observar pontos como:
  • ter um atendimento atencioso, rápido e prestativo;
  • oferecer produtos frescos e de qualidade;
  • disponibilizar um cartão com ofertas exclusivas.

Disponibilize descontos

Descontos são ótimas formas de limpar o estoque daqueles produtos que não vendem tão bem. Além disso, essa ação pode ser a porta de entrada para novos clientes, que podem se fidelizar. No entanto, é importante ter cuidado ao oferecer descontos muito altos. Faça uma análise dos valores para que o negócio não fique no prejuízo com as vendas. Uma boa alternativa é fazer promoções no estilo “pague 2, leve 3”. As formas de consumir e se alimentar estão mudando.

Diversificar o mix de produtos
para diferentes nichos do mercado sem perder a qualidade faz com que seja possível atrair novos clientes para os supermercados. Assim, o setor aproveita uma tendência mundial — como o veganismo — para vender ainda mais.

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