Como se preparar para um público focado em hábitos de vida saudável?

 
Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde, aumentando a busca por hábitos saudáveis na rotina. Isso é o que indica a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2018, tendo 22% de todos os entrevistados praticando o nível adequado de exercícios físicos semanais.

Com o crescimento constante de toda essa massa focada em desenvolver hábitos saudáveis, também é gerado um certo impacto nos produtos que são consumidos. Logo, o mercado também tem de estar preparado para acompanhar as novas tendências para não ter prejuízos.

Neste post, vamos mostrar como a busca por uma rotina e alimentação saudável transforma a indústria, o porquê de investir nesse mercado de produtos e serviços e outros tópicos que vão auxiliar na preparação para atender a esse público. Boa Leitura!

Como a busca por hábitos de vida saudável transforma a indústria?

As escolhas que fazemos geralmente têm como base nosso estilo de vida. Logo, uma pessoa que cultua hábitos mais saudáveis, investindo em nutrição vegana e exercícios físicos, por exemplo, vai consumir produtos e/ou serviços que estejam alinhados a esses valores.

Essas mudanças comportamentais resultam em transformações diretas nas demandas e tendências industriais. Por isso, é de suma importância analisar e conhecer o público a fim de saber o que oferecer a ele para suprir seus desejos e necessidades.

Acompanhar as mudanças é fundamental que uma empresa se mantenha sólida no mercado, pois, caso contrário, é bastante provável que a perda de clientes aconteça, o que resulta uma diminuição do faturamento.

Por que investir no mercado de produtos e serviços saudáveis?

Os investimentos na venda de alimentos, suplementos alimentares ou até mesmo equipamentos de exercícios físicos são opções que o negócio pode adotar para acompanhar essa nova onda do healthy lifestyle e ter resultados positivos.

Empresas de treinamento funcional, estúdios de pilates, academias, salões de dança, lojas especializadas em alimentos saudáveis e restaurantes focados em pratos menos calóricos ou cardápios focados no veganismo: esses são os empreendimentos que crescem de acordo com o aumento do público saudável. Por isso, apostar nessas possibilidades pode gerar bons rendimentos.

Como empreender no novo mercado?

Agora que você já sabe a importância do mercado voltado para uma vida mais saudável, é importante saber como empreender nesse segmento. Como foi citado no tópico anterior, existem muitas oportunidades de comércio dentro do mercado saudável. A seguir, vamos listar alguns modelos de negócios nos quais você pode apostar para entrar na área.

Café, lanchonetes e restaurantes

Essas são ótimas opções para atender ao público que costuma comer fora de casa e tem preferência por um menu mais adequado a seus hábitos alimentares. É possível conquistar boa parte do pessoal que mora longe do lugar em que trabalha e precisa fazer refeições diárias em restaurantes ou até mesmo aquelas pessoas que gostam de um programa noturno com família e amigos e que não quer fugir da dieta.

Menu sem glúten

Uma ótima opção é adicionar alimentos livres de glúten no cardápio do estabelecimento. Esse tipo de alimentação é bastante procurada, principalmente pelas pessoas que foram diagnosticadas com a celíaca, uma doença que gera inflamações no intestino por conta do glúten.

Porém, também é cada vez mais comum dietas que não incluem o consumo desse tipo de alimento, o que aumenta cada vez mais o público que tem uma preferência muito maior pelas opções que sejam totalmente livres de glúten.

Lojas de produtos naturais

A loja de produtos naturais é outro modelo que está cada vez mais em alta, sendo uma das melhores opções para empreender. Para lidar com a concorrência, que também estará sempre crescendo, pode-se buscar por especializações em determinadas categorias de alimentos ou suplementos.

Açougues veganos

Não é tão popular quanto as demais categorias, porém oferecem uma grande variedade de opções para substituir a carne por completo. A vantagem desse modelo é atender não só à clientela vegana, mas também às pessoas que querem realizar uma mudança nos hábitos alimentares e ainda não estão muito familiarizadas com esse estilo de vida.

O público vegano cresce cada vez mais e é muito mais comum ver diversas pautas sobre o veganismo sendo discutidas atualmente. Porém ainda existe uma grande carência de lojas e produtos destinados ao público, o que torna o investimento nessa área muito lucrativo.

Refeições prontas

Essa surge como uma alternativa mais barata para o público que precisa fazer refeições fora de casa por conta do trabalho ou faculdade. Existem muitas formas de atender a esse público com o serviço de marmitas saudáveis, sejam elas congeladas ou não. Inclusive, a comercialização delas pode ser feita tanto por meio de um local físico ou por delivery, que traz ainda mais praticidade ao negócio.

Delivery de alimentos veganos

O delivery de legumes, frutas e verduras é perfeito para atender ao público que gosta de preparar os alimentos em casa. Uma excelente forma de colocar esse modelo em prática é realizando entregas semanais diretamente na residência dos consumidores.

Food trucks

São uma opção muito mais flexível que um estabelecimento fixo. Montar um food truck especializado na comercialização de alimentos saudáveis parte do mesmo princípio que os outros modelos de negócio citados, porém ele tem a mobilidade como uma grande vantagem, conseguindo chegar a públicos de diferentes cidades e bairros.

Estabelecimentos de exercícios físicos

Na parte mais atlética dos bons hábitos, existe uma infinidade de opções. Esse modelo de empreendimento tem sido muito procurado na atualidade. O número de academias que abrem, por exemplo, é muito grande. Por isso, investir nesse tipo de empreendimento também atende a boa parte desse público saudável.

Também é importante escolher um modelo para tentar se especializar e acabar com alguns problemas da grande concorrência. As academias podem se estender a estúdios de dança, pilates, entre outros. A área é bastante abrangente e deve ser explorada da melhor forma possível.

Prestando muita atenção nas novas tendências do mercado e nesse público que sempre prioriza os hábitos saudáveis, é possível se preparar para as mudanças que esse movimento traz à indústria e não sair no prejuízo.

Gostou do post e ficou interessado no assunto? Entre em contato com a Vida Veg e conheça as soluções que podemos oferecer para seu negócio!
 
Onde Encontrar