Nada mais assombra o empreendedor do que a desistência da compra. Por que o cliente resolve abandonar a loja depois de uma olhada? O que faz com que, entre um clique e outro, o usuário não deseje mais aquele produto?
A verdade é que, atualmente, o consumidor é participante ativo em suas relações comerciais. Por isso, se você está pensando em como atrair clientes para o seu comércio, dê a ele um atendimento ágil, criativo e personalizado. Esses são os primeiros passos!
Mas você já se perguntou: como vender mais? Se a resposta foi sim, então continue a leitura deste post. Aqui, daremos dicas úteis de como atrair clientes e impulsionar ainda mais o seu comércio.
Conhecer seu cliente é o primeiro passo para suas ações serem efetivas e, como consequência, você conseguir vender mais. Para isso, segmente o seu público e defina quem é a sua persona.
Para definir a persona, no entanto, você precisará fazer uma pesquisa mais a fundo com perguntas específicas. Algumas delas incluem aspectos como:
Vale lembrar que as perguntas devem ser adaptadas e moldadas de acordo com a especificidade de cada produto e do seu segmento.
Lembre-se também de aplicar a pesquisa tanto com os atuais consumidores quanto com os antigos. Desse modo, você entenderá o que se passa na cabeça do seu verdadeiro cliente.
Você já se perguntou o que torna seu negócio melhor do que todos os outros do seu nicho? Qual é o seu diferencial? É ter um produto de qualidade? É ser inovador?
Um supermercado que vende produtos veganos, por exemplo, conseguiu achar o seu diferencial, pois atende a um público específico que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Por esse motivo, a nossa dica é: encontre a característica que vai destacar você em meio à multidão. Aproxime seu cliente do produto que está ofertando e explique, de forma clara, por que você se destaca dos concorrentes.
Aqui está mais uma dica de como vender mais e ter sucesso no seu negócio. Um atendimento bem-feito pode ser essencial na hora do cliente decidir se compra ou não.
É fundamental compreender as necessidades da sua persona, garantindo uma interação agradável e todas as informações necessárias sobre o serviço ou produto que você está oferecendo.
Pense sempre na comodidade do seu cliente. Para isso, ofereça entregas em domicílio ou facilidades de pagamento — dê descontos, aceite cartões de crédito e débito, parcelamentos etc.
O consumo nas plataformas digitais aumenta a cada ano, e a tendência é que o número continue crescendo, seja pela facilidade de acesso e comparação de preços, seja pela comodidade por não ter que sair de casa para adquirir um produto.
O fato é que, com a quantidade de informação que existe hoje em dia, não utilizar o marketing digital a seu favor é ficar escondido. E por mais que esteja efetuando as melhores ações, você está praticamente invisível, pois a maioria das pessoas — que hoje estão conectadas — não o verão.
Então, se sua marca ainda não está online, procure consolidá-la nas mídias sociais e aprenda sobre marketing. No entanto, se você já tem um negócio nas plataformas, é hora de apostar no marketing de conteúdo e fidelizar ainda mais seu cliente com materiais relevantes.
A nossa última dica é: o relacionamento com o cliente precisa ser mantido para você vender mais. E para que isso seja possível, tente inovar sempre: procure lançar produtos, promoções ou serviços.
É importante que você mantenha contato mesmo depois da compra efetuada. Isso mostra que se importa e que conhece seu consumidor cada vez mais.
Anotou todas as nossas dicas? Com certeza, seguindo cada orientação de como vender mais, você conseguirá atrair clientes para o seu comércio. Além disso, se destacará da concorrência.
Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal aproveitar que já está navegando em nosso blog e conferir como aumentar o número de clientes entrando no mercado vegano?