Alimentos para quem tem intolerância à lactose: quais são?

 
O número de pessoas em busca de alimentos para quem tem intolerância à lactose tem crescido bastante. Estamos falando de indivíduos cujos organismos não produzem lactase, a enzima responsável por quebrar e decompor a lactose, que é o açúcar presente no leite de origem animal e seus derivados lácteos.

Então, ela vai para o intestino grosso sem a alteração necessária, o que faz com que se acumule e seja fermentada por bactérias que fabricam gases e ácidos láticos. A intolerância é uma das principais razões pelas quais as pessoas a mudam os hábitos alimentares. Mas, para que nenhum nutriente se perca, outros alimentos devem ser incluídos.

Neste artigo, você saberá como está esse mercado e quais são os alimentos permitidos para quem tem intolerância à lactose. Confira!

As consequências para os indivíduos intolerantes à lactose

A verdade é que existem diversos tipos de intolerância e isso faz com que algumas pessoas apresentem sintomas mais intensos do que outras. Entre as consequências mais comuns e frequentes estão as cólicas abdominais, enjoos e diarreias.

O mercado de alimentos para quem tem intolerância à lactose

De acordo com um estudo sobre alimentação saudável apresentado pela Euromonitor na feira de produtos orgânicos Bio Brazil Fair em junho de 2018, entre os anos de 2012 e 2017, as vendas de alimentos industrializados “livres de” — em que a marca tira de sua fabricação alguns dos nutrientes capazes de causar mal-estar ao consumidor — cresceram 8% ao ano na América Latina.

Ainda segundo o estudo, mesmo sendo um produto que já tem um consumo significativo no Brasil, o leite sem lactose mantém alta taxa de crescimento e estima-se uma alavancagem de 10% a 15% para os próximos cinco anos. Atualmente, as vendas ultrapassam os US$ 2 per capita e US$ 300 milhões anuais.

Diante de números tão expressivos, novas tecnologias e pesquisas têm permitido o desenvolvimento de produtos com baixo ou zero teor de lactose. Tratam-se de ingredientes que podem, inclusive, ser utilizados no preparo de outras receitas.

Isso também contribuiu para que as portas se abrissem para esse mercado e, quando comparado ao setor de laticínios tradicionais, os alimentos para quem tem intolerância à lactose têm até quatro vezes mais potencial de crescimento.

Os alimentos permitidos para quem tem intolerância à lactose

Em seguida, listaremos excelentes sugestões que deixam o dia a dia dos consumidores com essa restrição alimentar mais saboroso. Além disso, alguns são produtos que funcionam como substitutos de alimentos derivados do leite.

Biomassa de banana verde

À primeira vista, pode até parecer estranho, mas a banana verde é uma boa aliada na substituição de ingredientes lácteos mais consistentes, como o creme de leite. A verdade é que a biomassa dessa fruta não muda o sabor das receitas e tem capacidade para incrementar vários tipos de pratos com facilidade, tanto doces quanto salgados.

Justamente por ser extraída a partir da polpa da banana verde, a biomassa contém todos os nutrientes originais da fruta e é capaz de melhorar o intestino, a imunidade, prevenir diabetes tipo dois e controlar o nível do colesterol.

Queijos veganos

Quem segue uma alimentação vegana já tem familiaridade com produtos sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal. Por sua vez, as pessoas que evitam a lactose também podem aderir a essa tendência sem medo de ser feliz e incluir comidas veganas na dieta. É o caso do queijo vegano, que, ao contrário da versão original, não é feito com leite de vaca.

Entre as opções mais saborosas nas prateleiras, está o queijo à base de castanha de caju. Fonte de fibras e de vitaminas B6 e B12, o alimento funciona como um substituto do queijo tradicional e ainda repõe nutrientes importantes para a saúde.

Para quem não gosta de queijos, saiba que as opções para incrementar o lanche não acabam por aí: existem também requeijões cremosos veganos feitos com sabores como cheddar e ervas finas.

Iogurtes zero lactose

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, com frutas ou grãos, os iogurtes são deliciosos com diversos acompanhamentos e a qualquer hora do dia. No entanto, quem padece do mal-estar provocado pelo consumo de lactose acaba evitando essa iguaria por ter receio de se sentir mal.

Contudo, a boa notícia é que o mercado já desenvolveu iogurtes especialmente para o público que convive com a intolerância à lactose ou para quem simplesmente é vegano. São produtos que preservam a consistência e o sabor dos iogurtes tradicionais, porém, sem o açúcar presente no leite, visto que são feitos com leites vegetais. Além disso, é possível encontrar iogurtes zero lactose de vários sabores como coco, ameixa, morango, amêndoas, banana, mamão e maçã.

Leites vegetais

Os leites vegetais ganharam muito destaque e, com isso, um espaço maior no cardápio das pessoas que têm intolerância à lactose. Fonte importante de nutrientes, eles são encontrados nos mercados sem maiores dificuldades ou podem ser produzidos facilmente em casa e ainda dá para variar os sabores com as opções de:
  • leite de aveia;
  • leite de soja;
  • leite de coco;
  • leite de arroz;
  • leite de amêndoas.

Pães integrais

Uma receita saudável e cheia de sabor é a de pães integrais, que são feitos a partir da combinação de farinha integral, iogurtes veganos zero lactose e leite vegetal. Durante o preparo desses lanches, também é possível acrescentar queijos veganos, cereais e grãos para incrementar ainda mais o alimento. Estamos falando de mais uma opção simples e deliciosa para quem não quer ingerir lactose e deseja comer algo leve e cremoso, com inúmeras possibilidades de recheios diferentes.

Por mais difícil que possa parecer fazer algumas substituições, muitos são os alimentos para quem tem intolerância à lactose e que fornecem os nutrientes necessários para a saúde do corpo. É importante lembrar de que o público adepto a esse tipo de alimentação vem crescendo cada vez mais e, por isso, é preciso acompanhar as principais tendências.

Gostou das nossas dicas para uma dieta sem lactose? Aproveite para conhecer a melhor linha de produtos veganos do mercado entrando em contato conosco agora mesmo. Teremos muito prazer em atender!
 

Outros conteúdos Vida Veg:

Onde Encontrar