Queijo vegano: o que é e quais são os benefícios? Nós explicamos!

 

O queijo é um alimento muito consumido por várias pessoas. Aparece em vários pratos, como pizzas, hambúrgueres, lasanha, entre outros, e mesmo indivíduos com algum nível de tolerância à lactose gostam dele. Mas e os adeptos do veganismo? Eles têm alguma opção de queijo vegano?

Esse tipo de alimento existe, sim, e possibilita a feitura de vários pratos, inclusive os que citamos acima. Quer ver só? Então, continue lendo! Neste post, vamos explicar do que esse queijo é feito e dar algumas dicas de como consumi-lo, além dos benefícios que ele pode oferecer.

Qual é a composição do queijo vegano?

Para quem segue uma alimentação vegana, é possível encontrar hoje inúmeros substitutos aos alimentos convencionais, das carnes ao leite. Pois com os queijos não seria diferente. O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais.

Chamado ainda de queijo vegetal, esse produto pode ser feito com castanha-de-caju amêndoas, batata, batata-doce, inhame, mandioca e até sementes. E assim como os convencionais, é vendido em diferentes tipos: mussarela, canastra, prato, minas frescal, minas padrão, provolone, entre outros.

Com toda essa variedade, o queijo vegano pode ser integrado nas mais variadas receitas — desde pratos comuns, como sanduíches e pizzas, até iguarias mais sofisticadas — sem nunca prejudicar sua qualidade em relação ao sabor e à textura.

Como ele pode ser consumido?

O queijo vegetal pode ser fabricado em casa ou comprado já pronto, o que proporciona mais praticidade. Além disso, ele vai bem em todas as refeições (café da manhã ou da tarde, almoço ou janta), tanto em momentos distintos da rotina quanto em eventos especiais, como casamentos e aniversários, proporcionando mais opções para os convidados veganos.

Complementar a isso, como dissemos, ele pode ser usado em receitas diversas graças à sua variedade de tipos. Nas pizzas, por exemplo, eles integram bem os diferentes sabores, como o mussarela. Isso sem contar outros pratos, como hambúrgueres veganos ou sanduíches mais fitness!

Quais são os benefícios do queijo vegano?

Em primeiro lugar, essa opção não deixa a desejar em sabor. Os vários tipos de queijo vegano conseguem ser fiéis ao gosto desejado, sobretudo quando comparado aos convencionais. Sua textura também é similar à do produto derivado do leite — pode inclusive ser derretido, mantendo o aspecto e a consistência tão saborosos.

Além de tudo isso, o queijo vegetal proporciona benefícios adicionais referentes à saúde. Confira, a seguir, alguns deles!

Livre de gordura trans

O corpo humano precisa de gordura, mas existem dois tipos dela: a “boa”, insaturada, que deve ser ingerida sem excesso; e a trans, que é prejudicial e não deve ser consumida. Esta última aumenta o nosso nível de colesterol LDL (considerado danoso ao organismo) e reduz o de HDL (o colesterol bom para o corpo).

Acontece que os derivados do leite apresentam altos níveis de gordura, em geral. Já o queijo vegano, justamente por não conter leite, é livre de gordura trans.

Nutritivo

O queijo vegetal pode ser feito de diferentes ingredientes. Com isso, acaba proporcionando nutrientes importantes que vêm desses produtos aplicados em sua composição.

Por exemplo, ele pode levar sementes (podem ser de abóbora ou girassol), que apresentam vitaminas do complexo B, fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e a regulação hormonal. Além disso, contém ômega 2 e 6 — dois antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento das células.

Rico em proteínas e vitaminas

Queijos vegetais de castanha-de-caju por exemplo possuem um bom teor de proteína, o que faz deles uma ótima forma de substituir a proteína animal pela vegetal. Esses queijos também podem ser enriquecidos com vitaminas como a B6 e B12, como é o caso dos queijos da Vida Veg.

Mais saudável

Somados aos aspectos saudáveis já citados até aqui, o queijo vegano conta com um nível menor de sódio. Esse benefício possibilita a elaboração de pratos deliciosos e saudáveis a pessoas hipertensas e acima do peso, sem que se perca as qualidades de gosto e textura.

Sem lactose

O queijo vegetal é digerido muito mais facilmente do que o tradicional, pois ele não tem lactose, que é o açúcar do leite.

Muitos sofrem da famosa intolerância à lactose, um distúrbio que consiste na baixa ou até na inexistente produção da enzima que é responsável pela digestão desse tipo de açúcar. Em tais casos, se a pessoa ingerir leite ou derivados, esse açúcar se acumula no seu estômago e causa mal-estar. Com o queijo vegano, no entanto, não há com o que se preocupar nesse sentido.

Enfim, com todas essas informações, podemos concluir que o queijo vegano é capaz de proporcionar as mesmas vantagens nutricionais da opção convencional e ainda oferece alguns benefícios a mais, já que é totalmente vegetal e não carrega os elementos nocivos que estão presentes em queijos de origem animal.

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Gostou desta leitura? Ficou interessado no queijo vegano? Então, confira agora a sua versão de mussarela! Certamente, com ela você vai conseguir fazer diversos pratos saborosos.

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