Como aumentar o número de clientes entrando no mercado vegano

 

No Brasil, estima-se que aproximadamente 14% da população, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas, se consideram vegetarianas. Destes, estima-se que 1/3 sejam veganas. Com isso, o mercado vegano abrange não apenas o setor alimentício, mas também os setores de roupas, produtos de limpeza e beleza, entre outros. 

Dentre os motivos que influenciam a expansão do mercado vegano em nosso país, a conscientização alimentar é um dos principais motivos. Pois, é cada vez mais comum a sociedade buscar informações sobre os alimentos e produtos que estão consumindo de forma minuciosa, para que nenhum detalhe passe despercebido.

Se você quer saber mais sobre como investir nesse segmento, listamos algumas das vantagens para você ficar por dentro do motivo pelo qual introduzir no mercado vegano é uma boa ideia. Confira!

Entendendo o mercado

Para compreender melhor este mercado, é necessário entender que vegetarianos e veganos ao escolherem consumir um determinado produto observam se houve exploração animal para a fabricação ou produção do alimento.

Caso esse produto tenha tido contato com qualquer tipo de exploração animal — mesmo que não tenha causado a morte direta do bicho, como é o caso dos derivados de leite e ovos, por exemplo — eles optam por não consumir e aderem apenas à alimentação que não causa danos a qualquer ser.

Os produtos veganos também abrange outro tipo de clientela, como é o caso de pessoas que têm buscado por um estilo de vida mais saudável. Para isso, elas têm escolhido produtos orgânicos, naturais e que não seja derivado de animais, pois isso ajuda a melhorar a saúde.

Além disso, como esses produtos não tem contato com nenhum derivado animal, ele se torna uma excelente opção para pessoas com intolerância a lactose ou alergia ao ovo ou leite.

Dessa maneira, muitos empreendedores enxergam o aumento desse diversificado público como uma possibilidade de inovar no mercado com opções veganas em seus estabelecimentos.

Fidelizando os clientes

O veganismo e a busca por uma vida mais saudável é um estilo de vida adotado por muitas pessoas, sendo por preferência e às vezes por necessidade e restrição.

Diante disso, o público adepto a esse estilo de vida acaba criando afinidade por lugares que disponibilizem alimentos que não são de origem animal, visto que manifesta apoio a causa que eles acreditam.

Então, ao conhecerem um estabelecimento aconchegante em que consigam degustar uma grande variedade de produtos e se sintam à vontade, é bem provável que esse cliente volte para comprar novos produtos e torne-se um cliente recorrente.

Diminuindo a concorrência

Estabelecimentos que atendem ao público vegano ainda são poucos, porém encontram-se em franca expansão, independente da cidade ou do estado.

Basta olhar para supermercados e empórios mais antenados, eles vem apostando cada vez mais na diversificação de seus produtos, seja ofertando alimentos orgânicos, veganos ou naturais.

Sendo assim, se você não deseja ficar atrás dos seus concorrentes, investir em um empreendimento com produtos veganos acaba tornando-se uma excelente escolha, afinal a concorrência ainda é restrita.

Aumentando o lucro

Se você tem procurado maneiras de expandir ainda mais o lucro de seu supermercado ou estabelecimento, trouxemos boas notícias! O mercado vegano vem crescendo cada vez mais por contemplar uma variedade grande de pessoas.

Além de veganos e vegetarianos, esse tipo de alimento tem sido adotado por pessoas com restrições alimentares, ambientalistas e pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável do planeta, pessoas que escolheram um estilo de vida mais natural e saudável, enfim... a lista é grande.

Com isso, ao se preocupar com a causa animal, a conscientização em relação ao planeta e até o bem-estar próprio, essas pessoas costumam ser bem seletivas em relação aos produtos que irão adquirir.

Por essa razão, o ticket médio gasto por esse nicho costuma ser um pouco mais alto do que a médio padrão. Isso por que, esses produtos ainda não são de fácil acesso e não são ofertados com a mesma demanda dos produtos habituais que não visam esse conjunto de restrições.

Ao ter uma nova oferta de produtos, seu estabelecimento se destacará e, por consequência, aumentará o volume de vendas e seu faturamento, além de atrair um novo público.

Melhorando a visibilidade

O mercado vegano vem crescendo cada vez mais com os novos hábitos alimentares da população brasileira. Diante deste cenário, muitos supermercados têm se adequado a esse novo estilo de vida e estão incrementando novas opções em suas prateleiras.

Diante essa demanda, estão sendo abertos restaurantes, lojas conceito, empórios e até mesmo açougues exclusivos para atender somente este público.

Mas ainda sim, não é o suficiente para as pessoas terem opções de estabelecimento para escolherem em qual irá fazer uma refeição ou realizar a compra de produtos variados.

Com isso, estabelecimentos que visam o sucesso podem optar por expandir o tipo de produto que é oferecido comumente aos seus clientes.

Ao inserir uma nova gama de alimentos variados, seu supermercado torna-se referência para aquele público, expandido sua visibilidade, aumentando o número de clientes e principalmente trabalhando o melhor marketing: o boca a boca.

Então, por esses motivos, empreender no ramo vegano está sendo uma boa oportunidade para as pessoas que estão pensando em expandir os negócios.

Expansão do mercado

Anteriormente eram poucas as opções para atender o público vegano, afinal eles não tinham muitas opções de produtos e mercadorias industrializadas e prontos para consumo livre de origem animal.

Encontrar um estabelecimento para sentar e fazer uma bela refeição era praticamente impossível. Mas, de um tempo para cá, esse cenário vem mudando gradativamente.

Esses consumidores passaram a movimentar o mercado, e essa mobilização vem crescendo cerca de 40% ao ano. Um fator que ajuda a contribuir com esse aumento significativo, são os estudos realizados e que mostram que alimentos que são de origem animal podem ser retirados sim da dieta.

O mercado vegano se preocupa em buscar por produtos e alimentos que possam atender cada vez melhor o seu público com grande diversidade nas opções a serem oferecidas.

Por essa razão, empresas como a Vida Veg oferecem produtos 100% veganos, saborosos, nutritivos e de produção própria! Incrível, não é mesmo? A empresa tem mais de 30 produtos como iogurtes, queijos, requeijões, leites, shakes e sorvetes veganos.

Se você se interessou ainda mais por esses produtos e está curioso para saber mais sobre o universo vegano, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer nossa cartela de produtos naturais e veganos!

 

Outras receitas Vida Veg:

Onde Encontrar